Página Inicial
Quem Somos
Atividades
Notícias
Loja
Contato
Fotos
Vídeos
Links Úteis
Mensagens
Contribuições
artigos
Característica Histórica
 

O Centro de Formação Santa Rosa de Lima, com nome fantasia “Centro Barra Nova” É uma entidade não governamental, beneficente, com sede estabelecida no imóvel de propriedade do Instituto das Pobres Filhas da Visitação, em regime de comodato, no povoado de Barra Nova, município de Marechal Deodoro - AL.

Tem por missão a formação, proteção e o reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direito, visando garantir os direitos da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), no eixo da educação/profissionalização por meio de um atendimento familiar e institucional que prioriza a melhor qualidade de vida social e comunitária, bem como a inserção no mercado de trabalho e na sociedade como cidadão de direito.

Nossa sede tem capacidade para abrigar 76 crianças e/ou adolescentes em regime de residentes e 50 como semi-residentes, desenvolvendo um trabalho sócio-educativo, formando e orientando seu público alvo.

 
 

Tendo como pressuposto para seu atendimento a criança na faixa etária de 7 a 18 anos, fazendo-se necessário a saída aos 18 anos conforme o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), quando deverão retornar ao convívio familiar e ingressar no mercado de trabalho. Um outro pressuposto é que a criança seja do sexo masculino com vista a risco pessoal e social, carente e de rua, com vínculos familiares fragilizados, sendo exposto a toda situação de risco que compromete o desenvolvimento bio-psico-social.

Na sede oferecemos, além do ensino fundamental de 1ª a 4ª série e reforço escolar, cursos profissionalizantes na área de: Sorveteria, Marcenaria, Padaria e Serigrafia. Aulas de Arte e Cultura entre elas: percussão (Banda Afro), violão, teclado e bateria, capoeira, incentivo a pinturas em geral e aulas de informática. Para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes promovemos esportes, lazer e passeios, atividades recreativas em geral, atendimento odontológico e médico, apoio sócio-familiar e psicológico, que vem contribuindo na valorização e no trabalho de auto-estima.

Na antiga sede no Jacintinho – em Maceió, desenvolvemos trabalhos com os moradores, atendimento a creche e alfabetização e encontros de formação sócio-político.

Atualmente tem como Presidente responsável, Giovanna Ambrósio. A entidade sobrevive de doações, contribuições, legados e auxilio de pessoas físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiras.

Financiador e parceiro desde sempre é o Instituto das Pobres Filhas da Visitação.

A entidade deve ser vista como um momento formativo dos nossos educandos, que necessitam dos direitos e garantias de forma integral como prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

 
 

Características dos Beneficiados

1°. Lugar de Origem: Maceió, Marechal Deodoro e outros Municípios.
2°. Encaminhamento à Instituição: através dos trabalhos realizados pela nossa equipe de rua, pelos Conselhos Tutelares e outras ONG’s que realizam trabalho com a mesma finalidade.
3°. Características necessárias: ser do sexo masculino, com idade entre os 7 e 14 anos.
4°. Ter uma situação social de miséria e de rua.

 

Atividades Oferecidas

Cursos profissionalizantes: Padaria, marcenaria, sorveteria, lar/cozinha e jardinagem.
Os cursos profissionalizantes têm por objetivo a qualificação do aprendiz para que, ao sair da entidade, aos 18 anos, possa ingressar no mercado de trabalho preparado para a concorrência.
Salientamos que os cursos profissionalizantes, além de qualificar em uma determinada área, trabalham também a auto-estima.

Aulas de Arte e Cultura: percussão, bateria, violão, teclado, capoeira, pintura em tecido, azulejos e outros.
O desenvolvimento de atividades culturais vem contribuindo na valorização e no trabalho de auto-estima. Nesse processo percebemos que o trabalho com a música resgatou educandos dependentes de cola de sapateiro, proporcionando-lhes uma nova perspectiva de vida, não só deles, mas de todos os participantes do grupo.
No tocante ao trabalho desenvolvido com pinturas e artesanato em madeira, percebemos que houve uma melhoria no comportamento individual e grupal.

 
 

Educação

Ensino fundamental: de 1ª a 4ª série e reforço escolar (Centro Barra Nova)
Ensino 5ª a 8ª série (escola municipal)
Ensino médio: escola estadual e/ou particular

Informática: curso para os beneficiados e aberto a comunidade em geral

Vale ressaltar que o grau de escolaridade da maioria dos educandos é inferior a idade, fazendo com que a turma fique bem diversificada, exigindo da pedagoga um tratamento diferenciado, levando em conta as dificuldades e problemas de cada um.

A inclusão digital vem contribuindo para o bom relacionamento dos beneficiários do Centro Barra Nova, com os outros participantes da comunidade, fortalecendo assim um vinculo de amizade entre eles.

As atividades desenvolvidas no Centro Barra Nova são dimensionadas e avaliadas regularmente através de reuniões pedagógicas, tendo como princípios básicos a valorização dos educandos enquanto sujeitos de direito.
Salientamos que o ensino em colégio particular acontece com a bolsa estudo, oferecida por um benfeitor e dirigida a um menino que apresenta um bom rendimento escolar.

 
 

Esporte e Lazer

Educação física, futebol, futsal, voleibol, basquete, handebol.
Passeios, recreação, apresentações culturais e festas comemorativas.

 
 

Considerações Finais

O trabalho desenvolvido na instituição está sustentado por uma prática metodológica de ação interdisciplinar e qualitativa. Para tal, nossas ações estão orientadas por uma abordagem participativa numa perspectiva de um trabalho sobre o contexto social, cultural e econômico.

Existem vários desafios que se apresentam para o Centro de Formação Santa Rosa de Lima, mas o mais pertinente é como trabalhar com o educando e seus familiares que se mostram distanciados de si mesmos, sem esperança, conformados com seu destino e que viram suas vidas serem invadidas pela miséria, pela doença e pela violência.

Salientamos que os trabalhos desenvolvidos no Centro Barra Nova, assim como na Comunidade Santa Rosa de Lima - Jacintinho, acontecem devido à articulação que há com a equipe da coordenação, os funcionários, os parceiros e benfeitores que prestam serviços a esta Instituição.

 
 
Voltar
 

 

     
©2007-2014 Centro de Formação Santa Rosa de Lima - Todos os direitos reservados InícioQuem SomosContatoartigos